Pages - Menu

terça-feira, 30 de abril de 2013

Don't blame the gods - or the devils - for your bullshit

Cada vez mais, eu entendo que a religião não é o problema. Deus é uma palavra para ser usada no plural, como em culturas e em identidades. O mundo está cheio deles. Sua religião está cheia deles. Ou você acha que todos enxergam a mesma entidade divina que você? Não, o conceito de deus é muito heterogêneo. E ainda bem, não é? Thank God! Quando eu era pequena e estudava numa escola católica, nos ensinaram que todos os deuses das mais diversas religiões - todinhos! - são o mesmo, muda-se apenas o nome. Eu acreditei nisso até o dia em que deixei de crer na existência de um deus. Hoje, acho que isso não poderia estar mais longe da verdade. Ao contrário do que nos diziam, os deuses são muitos e, as vezes, milhares deles usam o mesmo nome só para nos confundir. Tudo isso é muito positivo, porque, imaginem só, todo aquele peso nos ombros de um só deus. Fictício ou não, acho muita crueldade jogar o peso das sua promessas, dores e expectativas em cima de uma só entidade. Antes de gritar que estou cometendo alguma blasfêmia, lembre-se: o seu deus não é o meu. O seu deus é seu, não o deles, não o nosso, não o meu. Não há nada de errado em acreditar. Este, na verdade, é meu verbo favorito. Eu, também, sou crente. A fé não é propriedade da sua religião, eu tenho tanto direito a ela quanto você. E eu faço uso dela, todos os dias, 'cause I believe in good people. Nem as risadas dos céticos, nem o ódio dos fanáticos irá me convencer do contrário, pois eu acredito que a fé não é coisa de tolos e que as pessoas são boas.

Nenhum comentário: