Pages - Menu

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

The problem is your small mind, dear.




Look inside your tiny mind
Now look a bit harder
Cause we're so uninspired,
So sick and tired
Of all the hatred you harbour.
LILY ALLEN - FUCK YOU



Hoje, na aula de história, surgiu uma discussão sobre preconceito e o nosso professor nos pediu pra escrever uma redação sobre isso, o título era "O outro (problema)". O título era esse, porque quando temos preconceito com alguma coisa, o problema é sempre com o outro e não conosco: O outro é o errado, o estranho, o problema, entendem?
Boa parte de nós já falamos como o preconceito é horrível e, aliás, é um crime, mas até hoje eu não conheci ninguém que estivesse livre disso. Você pode ser do tipo clássico e ter um preconceito étnico (étnico e não racial, raça só existe uma. A raça humana. Sempre achei esse negócio de raças preconceituoso), ou pode ser adepto de um preconceito mais atual e não gostar de homossexuais. Ou, como eu, pode ser disfarçado e ter preconceito contra pessoas que gostam de bandas coloridas (só usei isso como exemplo porque, ah, porque é verdade)
Sinceramente, o preconceito está presente em cada um de nós, isso porque todo o ser humano julga o outro, um julgamento premeditado, com ignorância. Acho muito improvável que consigamos nos livrar desse traço, é mais fácil entender que esse julgamento é uma forma de preconceito e percebermos que estamos errados. Nós estamos errados, não os outros. As vezes, o problema somos nós, é isso que precisamos entender. 
Na minha opinião, o preconceito é o que impede a humanidade de evoluir.


Nenhum comentário: